sábado, 28 de junho de 2014

Mangue e suas vegetações

O mangue é um ecossistema costeiro que tem transição entre o ambiente terrestre e o marinho que são caracterizadas em zonas tropicais e subtropicais. A vegetação desde tipo de lugar é bem diferente do que você já viu justamente por ficar nas encostas das praias. Nesta parte há uma ausência de oxigênio por que o solo é salino e assim predominando os vegetais halófilos. E as longas raízes que possuem as árvores e plantas então permitem a sustentação no solo rico em iodo.
As árvores que são encontradas nestes mangues são diversas, como existem inúmeros tipos de mangues então vai existir alguns tipos de árvores. Veja:
Avicennia schaueriana (mangue-preto, canoé)
Laguncularia racemosa (mangue-branco) – encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas
Conocarpus erectus (mangue-de-botão)
Rhizophora mangle (mangue-vermelho) – próprio de solos lodosos, com raízes aéreas
E como podemos ver assim fica tendo uma grande variedade de árvores.  
            http://www.alienado.net/tipos-de-vegetacao-dos-mangues/
Autoria de Ana Cláudia, Clara, Dailany, Juliana, Júlio, Karolaine,
Victor e Wanderson
Grupo: Pra esquerda

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Berçários naturais

Os mangues, para além de extrema importância económica, são também o berço de várias espécies de crustáceos, plantas, aves e peixes.
Um exemplo são os camarões. Estes pequenos crustáceos se reproduzem no mar, mas suas larvas migram para os mangues a fim de se alimentarem e crescerem antes de retornar ao mar. Um outro crustáceo é o famoso siri azul. Com cerca de quinze centímetros de envergadura e com pinças rápidas estas criaturas vivem em praias lodosas, tanto rasas como profundas e consegue subir riachos.
Outras espécies que costumam usar os mangues como berço para as suas crias são os robalos, as tainhas, garças, guarás e até mesmo seres microscópicos como o plâncton. Nenhuma espécie marinha citada acima poderia viver sem a existência dos manguezais.


Autoria de Fernanda, Pedro Henrique, Marcela, Amanda, Clícia, Deborah,
 Luis Fernando, e Luis Felipe
Grupo : Sirí na Lata

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O caranguejo

É um crustáceo que vive nos manguezais e eles têm cores variadas, como azul, verde, amarelo e marrom. Quando são cozidos podem mudar de cor, o caranguejo amarelo e marrom fica meio alaranjados!




O tamanho ideal para podermos comer um caranguejo e entre 6cm (o permitido pelo Ibama), para eles chegarem a esse tamanho demora em média 7 anos, fora dessas normas o caranguejo pode estar entrando em extinção.





Para diferenciar o caranguejo macho do caranguejo fêmea basta observa o abdômen do animal. O caranguejo macho possui o abdômen menor, possuem mais pelos na patas e são maiores.Já o caranguejo fêmea possui o abdômen maior para acomodar os ovinhos, são menores e não possuem pelos como o macho. 





Um caranguejo fêmea pode chegar a ter entre 80 a 250 mil ovos. Os filhotes de caranguejo demoram cerca de 2 e 3 anos para chegar a fase adulta.

Baseado no site: www.ilhadocaranguejo.com.br 


 Autoria de Eduarda, Jamile, Mirella, Nayane, NathaliaSouza, Emilly, 

Ian e Stephany

 Grupo de Siri Cascudo