sexta-feira, 30 de maio de 2014

Poluição do Manguezal.

É uma pena que esse tão importante ecossistema sofra com intensa ação do homem, que derruba árvores para a extração do ranino, da casca e para fazer carvão; lançam em suas águas esgotos domésticos e industriais; aterra suas áreas para a construção de casas, marinas e indústrias; entre outras.
Na tentativa de mudar este quadro, o manguezal é hoje, de acordo com a Lei Federal n.º 4771, Área de Preservação Permanente. Porém, embora protegido por lei, o manguezal ainda sofre com a destruição gratuita, poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados.
Este importante ecossistema continua sendo ameaçado, principalmente devido à falta de fiscalização e de planos de recuperação por parte das autoridades competentes.
Contudo, devemos preservar esse “Berçário da Natureza Marinha”, uma vez o Manguezal tem muito a oferecer. Porém, o seu potencial deve ser utilizado de maneira racional, de forma sustentada, atendendo às suas necessidades de recomposição como período de desovas entre outras.
Por tanto, preservar o manguezal é importante não só para as espécies que nele habitam, mas também para várias outras que dele necessitam, inclusive o homem.


Autoria de Ana Cláudia, Clara, Dailany, Juliana, Júlio, Karolaine,
Victor e Wanderson
Grupo: Pra esquerda

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Curiosidades dos mangues

Introdução Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.
Características principais dos mangues: - Presença de caranguejos que buscam seus alimentos no mangue. - A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo. - Em função da diversidade da região, podemos dividir os mangues em: mangue-branco, mangue-vermelho e mangue siriúba. - As plantas possuem sementes compridas, finas e pontudas. Isto ocorre para facilitar a reprodução, pois quando caem no solo úmido, podem se fixar com mais facilidade. - O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal). Degradação das regiões de mangue A poluição de rios e mares em conjunto com a especulação imobiliária nas regiões litorâneas tem afetado, significativamente, os mangues. Esta área tem diminuído de tamanho e o ecossistema da região tem sido afetado nas últimas décadas. Trabalhadores locais, principalmente os que vivem da caça e comércio de caranguejos, tem sofrido com a diminuição destes animais nos manguezais. Animais do Mangue As principais espécies de animais encontradas em regiões de mangue são: lontra, sagui, peixe-boi marinho, cobra, crocodilo, lagarto, tartaruga, caranguejo, craca, aranha, mexilhão, minhoca, entre outros. Curiosidades: - O mangue é o habitat de várias espécies marinhas e também de caranguejos. - É comemorado em 26 de julho o Dia Internacional de Defesa dos Manguezais





Grupo de: Kharen Rocha, Nathália viana, Samuel Xavier, Pamela Ramos, Wesley Correa, Eder Junior e Diana Marcelino.
Grupo: Manguetes
 Autor: Fernandes, Rogério T. V.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Os tipos de Mangues





 Existem três tipos de mangues:


Mangue Preto (Avicennia schaueriana): Suas raízes ficam expostas, acima do solo, de forma que fique em contato com o ar. Estas raízes auxiliam as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, devido à falta de oxigênio no sedimento dos manguezais. Além disso, o mangue-preto possui glândulas de sal, que excretam o sal que é absorvido pela planta.


Mangue Vermelho (Rhizophora mangle): Recebe esse nome pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie. A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos) que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.



Mangue Branco (Laguncularia racemosa): encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas. O pecíolo de suas folhas é vermelho e apresentam glândulas de sal o que faz com que através da folha pode-se observar pequenas porções de sal, o que facilita a identificação da planta e do tipo de mangue.


-

Exposição de Manguezal na Escola da Ciência - Biologia e História (ECBH), Vitória - ES. Na foto, integrantes do grupo, Mirella, Jamile e Eduarda.

Autoria de Eduarda, Jamile, Mirella, Nathalia, Emilly, Ian, Stephany e Naiane

Grupo Siri Cascudo.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Mangue e seus animais !!

Por ser um local abrigado e com muitos nutrientes, o manguezal atrai uma diversidade de espécies de caranguejos, peixes, moluscos, mariscos, aves e até mamíferos. "É importante esclarecer que muitos desses animais não residem exatamente lá. A maior parte usa o manguezal como refúgio ou como local de alimentação", afirma o biólogo Renato de Almeida, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

No ritmo da maré
Quando as águas invadem o lamaçal, peixes e camarões se juntam a aves e caranguejos

Visitas esporádicas
Alguns mamíferos, como a lontra (Lutra longicaudis) e o guaxinim (Procyon cancrivorus), podem ser encontrados nesse ecossistema. Assim como a maioria dos animais, eles vão até lá em busca de alimento e no período de acasalamento
Comida fácil
Robalos, tainhas e sardinhas, entre outros peixes, vêm ao manguezal para se reproduzir ou em busca de alimentos. Algumas espécies passam a vida toda por lá, enquanto outras voltam para o mar ou para os rios quando atingem a idade adulta
Vida até a raiz
Muitos moluscos, como as ostras-do-mangue (Crassostrea rhizophora), também são encontrados nos manguezais. Elas só se fixam nas raízes das árvores chamadas mangue-vermelho (Rizophora sp.)
Pouso seguro
Muitas espécies de ave são habitantes temporárias dos manguezais. Os guarás (Eudocimus ruber), as garças (Ardea alba) e os colhereiros (Ajaia ajaia) são bons exemplos. Eles utilizam o local para se alimentar e durante a época de reprodução. Aves migratórias também costumam parar por aqui para descansar
Habitantes populares
Os caranguejos são os bichos mais famosos desse hábitat, que reúne espécies como o guaiamum (Cardisoma guanhumi), o aratu (Goniopsis curentata) e o uçá (Ucides cordatus). Tais animais passam grande parte da vida nos manguezais e podem ser vistos subindo nos troncos e raízes das árvores ou escondidos em galerias cavadas na lama
Berçário de crustáceos
Muitas espécies de camarões passam a fase larval e juvenil no manguezal. Quando esses crustáceos crescem, aproveitam o vaivém das águas das marés para se deslocar rumo ao oceano








Autoria de Ana Cláudia, Clara, Dailany, Juliana, Júlio, Karolaine,
Victor e Wanderson
Grupo: Pra esquerda