Existem três tipos de mangues:
• Mangue Preto (Avicennia schaueriana): Suas raízes ficam expostas, acima do solo, de forma que fique em contato com o ar. Estas raízes auxiliam as trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente, devido à falta de oxigênio no sedimento dos manguezais. Além disso, o mangue-preto possui glândulas de sal, que excretam o sal que é absorvido pela planta.
• Mangue Vermelho (Rhizophora mangle): Recebe esse nome pois, quando sua casca é raspada, apresenta uma coloração avermelhada típica da espécie. A respiração da planta é feita através de rizóforos, que também auxiliam a sua sustentação. A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos) que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.
• Mangue Branco (Laguncularia racemosa): encontrado em terrenos mais altos, de solo mais firme, associado a formações arenosas. O pecíolo de suas folhas é vermelho e apresentam glândulas de sal o que faz com que através da folha pode-se observar pequenas porções de sal, o que facilita a identificação da planta e do tipo de mangue.
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário